Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2013

BH SE TRANFORM A NA CAPITAL DA CACHAÇA E RECEBE A MAIOR FEIRA DO SETOR NO PAÍS

BH SE TRANFORM A NA CAPITAL DA CACHAÇA E RECEBE
A MAIOR FEIRA DO SETOR NO PAÍS
Expocachaça comemora 16 anos trazendo novidades para o setor, atrações para o público e a 6ª. Brasil Beer
De 6 a 9 de junho, quinta-feira a domingo, Belo Horizonte recebe a 22ª. edição da Expocachaça, maior feira do agronegócio da cachaça no Brasil, considerada a vitrine mundial da cachaça, âncora da 6ª. Superagro. Com um público médio anual de 90 mil pessoas, a Expocachaça recebe produtores de Minas e outros estados, apresentando diversas marcas da bebida para comercialização. Além disso, participam da feira associações, cooperativas, entidades do setor, em presas de insumos, equipamentos e  serviços de apoio à produção e comercialização do destilado. A estimativa é que sejam gerados cerca de R$ 19 milhões em negócios.  
Uma pesquisa feita pela Belotur em 2009/2010 comprova que a Expocachaça é um dos principais eventos do Estado com poder de atrair turistas. Os números indicam a presença de 8,8% de visitantes de 22 estados do Brasil, 18,6% do interior do estado (de 70 municípios), e 11,5% de 13 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Percentuais que, se aplicados ao número total de visitantes da Feira, mostram a presença de um fluxo de turistas que geram impactos econômicos importantes para o município. Estes dados são ainda, mais representativos, se considerarmos que 51% dos turistas entrevistados na Expocachaça indicaram o evento como motivo de sua viagem a Belo Horizonte, afirmando, ainda, que permaneceriam no município de dois a quatro dias.
"A Expocachaça vem cumprindo um importante papel no segmento ao reunir toda a cadeia produtiva, desde os que se dedicam à produção, à comercialização, ao estudo e ao desenvolvimento tecnológico do agronegócio da cachaça e da cana-de-açúcar", comenta o diretor de marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes. O evento conta com cinco restaurantes com dois mil assentos para atender ao público, um palco para shows, o espaço Brasil Bier da cerveja artesanal e Espaço da Caipirinha.
Segundo José Lúcio, o sucesso do evento está justamente na sua concepção de feira e festival. "A Expocachaça tem uma proposta aberta a novos expositores e uma programação mais eclética e complementar, onde negócios, lazer, entretenimento, gastronomia, turismo, cultura e espetáculo interagem e convivem harmoniosamente, criando os momentos necessários para o encantamento do público", revela.
Além de conhecer os principais produtores e as grandes marcas de cachaça do Brasil, o público vai poder conferir shows que vão embalar as noites do festival. A programação conta com apresentações de artistas e gêneros musicais variados como a banda Ummagumma - The Brazilian Pink Floyd, William Corbo com os sucessos dos anos 60 e 70, a banda Sgt. Pepper's - cover dos Beatles, Credence Cover, a dupla Vitor & Guilherme, Banda Texas Kid, Banda Ora Pro Nóbis, Band West Land e os sertanejos Eduardo e Gabriel.
Mercado promissor__________________________________________________________________________
O setor movimentou movimenta cerca de R$ 7 bilhões de reais por ano em sua cadeia produtiva, através de 40 mil produtores espalhados pelo país, 98% de pequenos e microempresários. São gerados cerca de 600 mil empregos entre postos diretos e indiretos, de acordo com dados do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC). Realidade econômica que atrai à Expocachaça centenas de marcas que hoje ocupam vitrines no Brasil e no exterior, servindo ainda como palco para inúmeras tomadas de decisões que auxiliam na mudança de conceitos a respeito da cachaça, já que no ano passado os Estados Unidos reconheceram a bebida como produto "genuinamente brasileiro", abrindo o caminho para o reconhecimento da bebida em todas as alfândegas do mundo.
Brasil Bier___________________________________________________________________________
Um dos destaques da Expocachaça é a 6ª. edição o Brasil Bier, que pretende reforçar a importância das microcervejarias no cenário mineiro e nacional, destacando os benefícios e os diferenciais competitivos. As principais cervejarias do país estarão no evento como WALS, Artesamalt, Backer, Baumgarther, Krug e Austria, Viena, Karavelle, Germania, Kud, Kremer, além das industriais Heineken, Kaiser, Brahma e Skol.
O evento conta também com a exposição de marcas e produtos, mesas redondas discutindos assuntos relevantes sobre o tema, cursos de fabricação de cerveja, palestras técnicas, consultorias, harmonizações e diversos produtores de equipamentos.
Números do evento_______________________________________________________________
- 16 anos / 22 edições
- 1.350.000 visitante
- 2 eventos anuais (Belo Horizonte - MG e São Paulo - SP)
- 200 milhões de reais gerados em negócios (na feira e pós-feira)
- 70 mil empregos gerados
Números da cachaça__________________________________________________________________
- 40.000 produtores no Brasil
- 98% de pequenos e micro-empresários
- 600 mil empregos diretos e indiretos
-11,5 litros de consumo de cachaça por ano por habitante
- 7 bilhões de reais de movimento anual em sua cadeia produtiva
- 4.000 marcas de cachaça disputam mercado no Brasil
- Exporta cerca de 1% de sua produção anual
- 50% das Exportações é de cachaça a granel
- 70% da produção brasileira é de cachaça de coluna ou industrial e 30% de cachaça de alambique
- Mercado informal: ainda elevado em algumas regiões o que aumentaria a produção para cerca de 2 bilhões de litros/ano
- 3º Destilado mais consumido no mundo
- 87% do market share dos mercado de destilados no Brasil
- Bebida nacional d o Brasil por Decreto Federal
- Patrimônio Cultural de Minas Gerais por Lei Estadual
- Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro por Lei
- 70% do consumo de cachaça é realizado em bares e restaurantes e 30% nos demais pontos de vendas
- Produto que mais tem "a cara brasileira", segundo pesquisa do Centro de Indústrias de São Paulo
- Única bebida, na atualidade, capaz de ter um boom no mercado internacional
Fonte: CBRC- Centro Brasileiro de Referência da Cachaça . Dados 2012
Hospedagem______________________________________________________________________
A Expocachaça tem uma parceria com a Artha Turismo para que os turistas que vem de fora de Belo Horizonte possam se hospedar com confort e tranquilidade. Para saber mais, acesse o link: http://www.expocachaca.com.br/bh/hospedagem.shtml
Serviço_______________________________________________________________________________22ª. Expocachaça e 6ª. Brasil Bier
Data: de 6 a 9 de junho de 2013, quinta-feira à domingo
Horário: De quinta a sábado, das 12h às 00h; domingo das 10h às 22h
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6030 - Gameleira)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)
Estudantes pagam meia entrada com carteira estudantil e comprovante escolar.
< span style="font-family: arial,helvetica,sans-serif; font-size: small;">Não pagam ingressos:
Menores de 12 anos acompanhados de um responsável
Idosos com 65 anos ou mais. Será necessário a apresentação de documentação com foto que comprove a idade
OBS: As bilheterias fecham uma hora antes do término do evento
Mais informações: http://www.expocachaca.com.br
https://www.facebook.com/expocachaca
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita