Seguidores

domingo, 10 de junho de 2012

CNJ - Boletim Diário de notícias




09 Junho 2012
DIONE FONSECA,


CNJ em Ação fala sobre a proposta “Ficha Limpa”

No programa CNJ em Ação desta semana você vai entender como funciona o programa “Justiça Plena”, criado pelo conselho para acelerar o julgamento de processos com grande repercussão social. Você vai ver ainda como foi o Seminário sobre Probidade Administrativa realizado pelo CNJ.Leia Mais

CNJ no Ar desta segunda destaca cartilha “Meu Pai, Meu Presente”

A edição do CNJ no Ar desta segunda-feira (11/6) informa como anda a distribuição da cartilha “Meu Pai, Meu Presente”, do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), que orienta os cidadãos sobre os procedimentos necessários para a inclusão do nome dos pais nos registros civis, e no reconhecimento de paternidade. O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Nicolau Lipianhes Neto aborda mais sobre o tema em entrevista à equipe do programa.
Leia Mais

Corregedora faz balanço de conciliações do SFH

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, lança, nesta segunda-feira (11/6), às 11h, cartilha com os resultados do mutirão de conciliação do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Desde que o programa teve início, em março de 2011, R$ 458,6 milhões retornaram ao SFH como resultado dos acordos firmados, colocando um ponto final em litígios envolvendo financiamentos habitacionais que se arrastavam há mais de 30 anos na Justiça.
Leia Mais

Quase 1,8 mil audiências para Semana da Execução

A Justiça do Trabalho promove de 11 a 15 de junho, em todo o país, a 2ª Semana Nacional da Execução Trabalhista. No Rio Grande do Sul, as Varas do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RS) já agendaram 1.791 audiências para tentativa de acordo em processos na fase de execução, etapa final que busca o pagamento da dívida ao trabalhador. O Estado tem cerca de 127 mil reclamatórias nessa fase.
Leia Mais

BA tem 1.443 audiências já programadas

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) já programou 1.443 audiências especialmente para tentativa de conciliação na Semana Nacional de Execução, que acontece nos próximos dias 11 a 15 de junho. Dessas audiências, 84 ocorrerão na Central de Execução do Tribunal e 1.359 nas varas do Tribunal. O Tribunal ainda recebe inscrições de pessoas que tenham processo em fase de cobrança e desejem conciliar.  
Leia Mais

Portadores de deficiências iniciam digitalização

Portadores de deficiências já estão digitalizando os processos em papel que ainda restam nas Varas do Trabalho de João Pessoa. O trabalho, resultado de um convênio com a Associação de Deficientes e Familiares de João Pessoa – Asdef, começou na semana passada.
Leia Mais

Mutirões de conciliação têm números expressivos

As seções judiciárias dos estados de Goiás e Mato Grosso realizaram, de 28 de maio a primeiro de junho, mais um mutirão de conciliação do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Em Goiás, durante a semana de trabalhos, foram realiza­das 184 audiências, sendo 91 acordos homologados (61%) e cerca de R$ 5 milhões em valores negociados. “O Núcleo de Conciliação da Seção Judiciária de Goiás, mais uma vez, apresenta resultados extraordinários”, afirma o coordenador do Sistema de Conciliação (SistCon) da Justiça Federal da 1.ª Região, desembargador federal Reynaldo Fonseca.
Leia Mais

Ciase “provisório” já ouviu 43 adolescentes

Nos três primeiros dias de audiências na instalação provisória do Centro Integrado do Adolescente em Conflito com a Lei (Ciase), 43 adolescentes foram ouvidos pela autoridade judicial dentro do ônibus da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça do Espirito Santo (TJES). Desses, 30 foram sentenciados à liberdade assistida pela juíza designada para presidir o Ciase, Morgana Dario Emerick, e 13 encaminhados à Unidade de Internação Provisória (Unip) enquanto aguardam julgamento.
Leia Mais

Autorizada instalação de mais cinco Varas do Trabalho no Ceará

Boa notícia para a população cearense. A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que autoriza o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) a criar mais cinco varas do trabalho. De acordo com a Lei Nº 12.657/2012, publicada nesta quarta-feira (6/6) no Diário Oficial da União, as novas unidades devem ser instaladas em Aracati, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral.
Leia Mais

Esmafe 5 sedia debate sobre trabalho escravo

A Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5) sedia, no dia 15 de junho, a oficina de sensibilização Trabalho Decente e a Coletivização do Processo, promovida pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. O evento será realizado em parceria com Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Leia Mais

TJMT assina termo para ampliar acesso à informação

Desembargadores, juízes e assessores do Poder Judiciário de Mato Grosso passam a ter acesso ao Informa Jurídico WEB, que possibilita ampla pesquisa na área jurídica, oferecendo mais celeridade no desempenho das funções dos magistrados do Estado. A disponibilidade foi autorizada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, por meio da assinatura do Termo de Colaboração nº. 1/2008.
Leia Mais

Conheça melhor as regras para viagens de crianças e adolescentes ao exterior

Já está disponível o material da campanha de esclarecimento sobre as regras para viagens internacionais de crianças e adolescentes. A campanha foi lançada na terça-feira (5/6), durante a 148ª sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Ayres Britto. De acordo com a Resolução 131 do CNJ, é necessária autorização por escrito dos pais ou responsáveis para que jovens brasileiros com menos de 18 anos possam viajar para outros países quando acompanhados de apenas um dos pais, desacompanhados ou em companhia de terceiros.
Leia Mais

Justiça ao Jovem cobrará solução de problemas

O programa Justiça ao Jovem, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para analisar a execução das medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei, vai inaugurar uma nova fase na gestão do ministro Ayres Britto. A nova etapa consistirá em cobrar dos governos dos estados e das varas da infância e juventude soluções para os problemas apontados pela equipe do programa após as visitas realizadas a diversas unidades de internação dos jovens envolvidos em atos infracionais. Em abril passado, o CNJ publicou um diagnóstico nacional que resultou das inspeções.
Leia Mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita