Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ministro da Saúde e prefeito inauguram UPA de Varginha

Ministro da Saúde e prefeito inauguram UPA de Varginha

A população de Varginha ganhou na última sexta-feira (8 de junho) o mais importante suporte ao atendimento de urgência e emergência do município, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, do prefeito Eduardo Carvalho Corujinha, do deputado federal Odair Cunha, do secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli, autoridades da área de saúde e da administração pública, civis e militares, vereadores, prefeitos do Sul de Minas e lideranças comunitárias.

Durante o discurso de inauguração, Corujinha enalteceu o “imenso trabalho da equipe” da prefeitura para trazer para Varginha uma estrutura completa que torna a cidade uma das mais capacitadas para o atendimento de urgência e emergência.
O ministro Alexandre Padilha destacou o trabalho executado na cidade e classificou a unidade como a melhor, a maior e mais completa do Brasil em termos de estrutura e equipamentos. Padilha também exaltou a parceria das três esferas de governo e colocou-se à disposição para futuras parcerias entre o governo federal e a administração municipal. Padilha cumprimentou o prefeito pela relação construtiva com o Estado e com o governo federal e pela persistência, “fator fundamental” para a conquista de uma UPA 24 horas desse porte.
O ministro da Saúde acrescentou que a prefeitura trabalha incansavelmente para a conclusão do SAMU 192 do Sul de Minas, que terá central em Varginha e atenderá a pacientes de 153 municípios. “Varginha está no caminho certo no serviço de saúde, pois entendeu o modelo compartilhado e desenvolve um trabalho que tem foco no cidadão”, afirmou.


Eduardo Carvalho Corujinha emocionou-se durante a cerimônia e disse sentir-se realizado, pois Varginha ganha uma obra que será um legado para as futuras gerações. Ele também agradeceu pelo fato de a UPA homenagear ao seu pai, ao nomeá-la Francisco Corrêa de Carvalho. O prefeito acrescentou que, ao olhar para uma obra de tamanha dimensão, lembra-se de cada funcionário da prefeitura, particularmente daqueles que estiveram empenhados nessa conquista. “O secretário Fausto, pelo incansável trabalho, representa todos os diretores e técnicos da secretaria”, afirmou. Corujinha concluiu afirmando que Varginha já oferece uma saúde pública de qualidade e que, a partir da entrada em funcionamento da UPA, a população terá acesso a um atendimento ainda mais eficiente e centrado no ser humano.
O deputado Odair Cunha comentou que, andando pelo Sul de Minas, percebe que a UPA de Varginha tem melhor estrutura de saúde pública da região. “Todos estão de parabéns pelo empenho, pela dedicação e pelo trabalho em parceria, que mostrou que, quando há colaboração, a população é quem sai ganhando”, observou.
Com investimento de R$ 7 milhões, dos quais R$ 2,4 milhões do município, relativo ao custo do imóvel, a UPA tem 2.200 m2 de área construída, num terreno de 5.000 m2 no bairro padre Vítor. A unidade tem capacidade para atender a 450 pacientes por dia, com seis médicos de plantão.
Para atuar na unidade, a prefeitura está fazendo o treinamento de profissionais aprovados em concurso público. Foram nomeados 18 técnicos em enfermagem, sete técnicos em raio-x, um bucomaxilofacial, seis cirurgiões gerais plantonistas, 12 clínicos gerais plantonistas, dois pediatras plantonistas e seis enfermeiros de urgência e emergência.
Funcionamento - O atendimento aos pacientes da UPA 24 Horas terá início na quarta-feira (20/6). De acordo com o secretário Fausto Geraldelli, o protocolo do Ministério da Saúde determina que a UPA passe por um processo interno de adequações e treinamentos com expediente interno. “É um período de ajustes operacionais durante o qual será feito o treinamento dos novos profissionais e das equipes de limpeza e de manutenção dos aparelhos. Também serão realizados testes em todos os novos equipamentos da unidade. Após a finalização desses procedimentos, será feita a esterilização completa das áreas de internação, em cumprimento às normas da Vigilância Sanitária”.
O atendimento aos pacientes será iniciado às 7 horas do dia 20 de junho, em turnos ininterruptos de 24 horas.

 
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Governo
Prefeitura do Município de Varginha
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita