Seguidores

sábado, 30 de junho de 2012

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com a gripe suína

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com a gripe suína

A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), seguindo determinação do Ministério da Saúde, reforça as orientações quanto à prevenção da Influenza A H1N1, conhecida por gripe suína. Com a chegada do inverno, os casos de gripe aumentam favorecendo a circulação do vírus entre as pessoas. É importante que a população redobre os cuidados neste período, procurando reforçar os hábitos de higiene pessoal para evitar a disseminação do vírus, principalmente o H1N1.
No município de Varginha, desde o ano de 2010, não foram registrados casos confirmados do H1N1. Com o objetivo de manter a doença sob controle, o Ministério da Saúde inseriu a vacinação contra a Influenza, protegendo os grupos mais vulneráveis às complicações, como as mulheres grávidas, as crianças menores de 2 anos e os idosos. Em Varginha no ano de 2012, a cobertura de vacinação contra a Influenza foi de 75,70%, o que representa 13.673 pessoas vacinadas.
“Reforçamos as orientações do Ministério da Saúde em relação às medidas preventivas para o controle da gripe no município. A população deve manter os cuidados de prevenção com ações de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável entre outras recomendações. Qualquer dúvida as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro”, completou o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli.
Influenza A H1N1 - Comumente conhecida como gripe suína, a Influenza A H1N1 é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A gripe foi inicialmente detectada no México, no final de março de 2009, e desde então se alastrou por diversos países. Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens. (Fonte: Wikipédia)

Medidas simples para se prevenir da gripe:
1 - Ações de higiene pessoal, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
2 - Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
3 - Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável;
4 - Procurar um serviço de saúde caso apresente a síndrome gripal, que é definida pelo surgimento, simultaneamente, de febre de início súbito + tosse ou dor na garganta + cefaleia (dor de cabeça) ou mialgia (dor nos músculos) ou artralgia (dor nas articulações);
5 - Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode mascarar sintomas e retardar o diagnóstico.


Anderson Perrotta
Chefe do Serviço de Imprensa
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Governo
Prefeitura do Município de Varginha
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita