Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com a gripe suína
A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), seguindo determinação do Ministério da Saúde, reforça as orientações quanto à prevenção da Influenza A H1N1, conhecida por gripe suína. Com a chegada do inverno, os casos de gripe aumentam favorecendo a circulação do vírus entre as pessoas. É importante que a população redobre os cuidados neste período, procurando reforçar os hábitos de higiene pessoal para evitar a disseminação do vírus, principalmente o H1N1.
No município de Varginha, desde o ano de 2010, não foram registrados casos confirmados do H1N1. Com o objetivo de manter a doença sob controle, o Ministério da Saúde inseriu a vacinação contra a Influenza, protegendo os grupos mais vulneráveis às complicações, como as mulheres grávidas, as crianças menores de 2 anos e os idosos. Em Varginha no ano de 2012, a cobertura de vacinação contra a Influenza foi de 75,70%, o que representa 13.673 pessoas vacinadas.
“Reforçamos as orientações do Ministério da Saúde em relação às medidas preventivas para o controle da gripe no município. A população deve manter os cuidados de prevenção com ações de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável entre outras recomendações. Qualquer dúvida as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro”, completou o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli.
Influenza A H1N1 - Comumente conhecida como gripe suína, a Influenza A H1N1 é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A gripe foi inicialmente detectada no México, no final de março de 2009, e desde então se alastrou por diversos países. Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens. (Fonte: Wikipédia)
1 - Ações de higiene pessoal, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
2 - Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
3 - Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável;
4 - Procurar um serviço de saúde caso apresente a síndrome gripal, que é definida pelo surgimento, simultaneamente, de febre de início súbito + tosse ou dor na garganta + cefaleia (dor de cabeça) ou mialgia (dor nos músculos) ou artralgia (dor nas articulações);
5 - Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode mascarar sintomas e retardar o diagnóstico.
Anderson Perrotta
Chefe do Serviço de Imprensa
Chefe do Serviço de Imprensa
Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Governo
Prefeitura do Município de Varginha
Secretaria Municipal de Governo
Prefeitura do Município de Varginha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita