Seguidores

sábado, 1 de dezembro de 2012

NÃO SE PREOCUPE NENÉM, DEUS É BRASILEIRO.

NÃO SE PREOCUPE NENÉM, DEUS É BRASILEIRO.
Ralph J. Hofmann
Aproximam-se a galope os dois eventos que deverão selar a reputação do país conforme queria Charles De Gaulle. “Le Brésil cést pas um pays serieux” (O Brasil não é um país sério.).
O brasileiro está convencido que com a ginga e a malandragem sempre dá para se resolver qualquer coisa. “Deus é brasileiro”.  “Com brasileiro não há quem possa”.  “Nós temos o mais importante, nós temos bossa”.
Lá no íntimo o brasileiro sabe que, como nação, é predestinado e que   antes que o país morra de fome seu tio Patinhas, um tio de quem nunca ninguém soube nada, muito menos se efetivamente existiu algum dia, vai morrer e lhe deixar uma fortuna.
Serra Pelada (ouro), Bacia de Campos (petróleo), Pré-sal, Nióbio (sobre o qual existem muitas fofocas que não levam em conta o fato de que se valer a pena outros países podem ativar uma maior produção com suas jazidas, que se não tão espetaculares como as brasileiras ainda assim supririam as necessidades) e energia elétrica barata de produzir (Mas super-onerada com custo Brasil e impostos descabidos), todos estes foram Tios Patinhas do Pato Donald-Brasil.
Sempre estamos esperando uma supersafra salvadora, um golpe de mestre  de Deus ou São Jorge que vai nos safar.
Pois bem. Estou convicto que a Copa 2014 e Olimpíadas 2016 vão ser o cúmulo da ignomínia. Afora gastar muito dinheiro com sucesso e lucro pessoal para os executores de obra e seus agentes,  o resto serão falhas que pipocarão por todos os lados. Vejo Lula e Dilma sentados numa varanda de apartamento de cobertura observando as chamas que consomem os eventos, fantasiados de Nero, e ensaiando uns acordes em alaúdes ou violinos.
A situação dos aeroportos deverá repetir o fiasco da África do Sul. Todo os sistema ficou sobrecarregado e os jatinhos e outros aviões particulares ficaram sobrevoando cidades como Capetown e Durban esperando permissão para aterrissar e mesmo vagas para estacionar, enquanto os jogos para os quais seus proprietários haviam pago altos valores por camarotes ocorriam sem sua presença. Quanto aos passageiros de vôos de linhas aéreas? Esqueçam!
Recebi esta semana um documento da Associação dos Pilotos e Proprietários de Aeronaves, enviado à ANAC (Que é uma das agências implicadas no escândalo das nomeações de Dona Rosemary) .
Traz uma lista de observações e solicitações  destes operadores de aeronaves, repetidamente apresentada à ANAC e que não tem sido resolvidas, possivelmente pela preponderância de funcionários que não têm familiaridade com os problemas do dia a dia da aviação nem com os problemas a longo prazo que devem ser  resolvidos.
Imaginamos que este apenas seja a ponta do iceberg. Diz respeito apenas a uma parte da aviação civil brasileira.  O total deve ser infinitamente pior.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita