Seguidores

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NOA


NOA

Ralph J. Hofmann

Recebi esta manhã um belo presente do meu amigo Miguel Aspis. Um link para ouvir a cantora israeli-iemenita Achinoam Nini, conhecida por Noa, cantando uma canção popular israelense, mas no estilo de Mozart.

A alegria de viver (joie-de-vivre) de Noa é transmitida em cada momento e serve até para nos lembrar o quão bem humorada e leve é a música de Mozart comparada à maioria das obras de sua época. Não admira que Mozart tenha inventado a ópera em motivos para gostos mais populares na sua época, além das montagens para atrair pessoas que financiassem a arte via bilheteria, numa época em que o compositor devia muito aos seus patrocinadores nobres. 

Como ocorre a todos nós uma música que ns agrada nos leva a ouvir outra do mesmo artista e a seguir reparei que Noa havia gravado músicas do gênio catalão, Joan Manoel Serrat, um de meus favoritos de todos os tempos. Acessei a música Mediterraneo e lá estava Noa cantando e a ela vem se juntar o próprio J.M. Serrat. Imperdível!

Como Noa é uma defensora da harmonia entre os povos ela tem feito concertos ela paz e tem fomentado a descoberta de novos valores de todas as nações. Então incluí aqui Noa (gravidissima) cantando com Mira Awad, ou seja uma judia iemenita com uma árabe cantando Shalom! Shalom! (Paz! Paz!).

Duas coisas saltam à vista nos três clipes. O humor e o charme natural da cantora e os traços culturais do Iêmen que ela preserva e usa. Os saltos de felicidade fazem parte da linguagem corporal de sua origem e o ulular fazendo vibrar sua língua contra o palato, típico das mulheres árabes em muitas regiões. 

Recomendo aos amigos ouvir mais de Noa, de Mira Awad e de Joan Manoel Serrat



http://www.youtube.com/watch_popup?v=EHZMuhWLtEo (canção no estilo Mozartiano)

http://www.youtube.com/watch?v=SIduhNLMOf8  (Mediterraneo)

http://www.youtube.com/watch?v=5iukOKO-6R0   (Shalom Shalom)


Sanremo 2012 -26/38- NOA & Eugenio FINARDI  in "Surrender" - 16/02/2012






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita