Seguidores

domingo, 22 de novembro de 2015

Do sonho à realidade: 15 anos do Centro Universitário do Sul de Minas




21 de novembro é uma data histórica para a Comunidade Acadêmica que viu nascer um dos melhores Centros Universitários de Minas Gerais

A história do Grupo Unis sempre foi permeada por sonhos. Desde seu surgimento, até a realidade de hoje, que engloba o mundo através da internacionalização, todos os feitos foram permeados por sonhadores. E hoje a comunidade acadêmica tem motivos para celebrar. O Centro Universitário do Sul de Minas comemora 15 anos. O credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação foi oficializado no dia 21 de novembro de 2000. Varginha e região ganhavam, naquele momento, a possibilidade real de ter acesso a uma educação superior de qualidade e autonomia.

O sonho, tornado realidade, foi fruto de dedicação e lutas da comunidade acadêmica, e como toda grande conquista, passou por dificuldades e percalços. O trabalho começou bem antes. As antigas FAFI (Faculdade de Filosofia) e FENVA (Faculdade de Engenharia de Varginha) passavam a ter cursos regulares, a educação a distância começava a despontar e o primeiro provedor de internet atendia Varginha e região. O crescimento trouxe a expansão do prédio da FAFI, que ganhou auditório, novas salas de aula e laboratórios. A faculdade de fim de semana foi dando lugar a aulas regulares, novos cursos foram ofertados e era chegada a hora de ganhar novos rumos. A Fepesmig, que contou durante anos, com o apoio da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), decidiu caminhar para horizontes mais distantes. Mais um sonho se lançara para fora do plano idealizador: nascia o Centro Universitário do Sul de Minas, Unis-MG, resultado da fusão entre FAFI e FENVA.

Acreditar foi o maior desafio enfrentado. Alguns, motivados pelo medo do novo, mobilizaram a sociedade para lutarem contra a expansão. Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, que já estava à frente da Instituição nesta época, relembra. “Passamos pelo descrédito de muitos, porém, era uma transição que precisava ser feita. Víamos o futuro promissor que esta ação traria e levamos o plano à frente. Hoje vemos que a luta valeu a pena”, ressalta.

De lá para cá muitas conquistas foram alcançadas. Além da implantação de novos cursos, o Centro Universitário do Sul de Minas ganhou o campus II, além da Cidade Universitária, uma estrutura com mais de 200 mil metros quadrados construída com arrojo e dinamismo. A internacionalização é outra realidade vivida pelos estudantes, que podem estudar em outros países. O Unis-MG também recebe estudantes estrangeiros, que vêm para Varginha estudar e trabalhar. No ano de 2015 recebemos cerca de 50 alunos vindos do Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Portugal que estudaram e estagiaram no Centro Universitário do Sul de Minas. E o crescimento não para por aí. Nossos países vêm se associando, abrindo ainda mais portas para ganharmos o mundo.

Nestes 15 anos temos muito a comemorar e a nossa forma de agradecer é oferecer á Varginha e região um Centro Universitário que figura entre os melhores do estado de Minas, que recebe alunos e entrega pessoas socialmente responsáveis nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de nossa região. Ainda temos muito a contribuir e nossa missão segue como um de nossos maiores pilares”, diz Prof. Stefano.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita