Seguidores

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Combate a Dengue



PREFEITURA DE VARGINHA CONVOCA TODA A POPULAÇÃO PARA A  LUTA CONTRA A DENGUE
O alerta é para denunciar e acabar com os criadouros do Aedes Aegypti
O mosquito é o transmissor da Dengue, Chikungunya e do vírus Zika.
A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde,  convoca a população para realizar uma verdadeira e eficiente batalha contra o mosquito Aedes aegypti conhecido como o "mosquito da dengue", que também é o transmissor da Chikungunya e do vírus Zika.
Nesta terça-feira, 01, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde fez um alerta mundial sobre a epidemia de Zika vírus. O comunicado reconheceu, pela primeira vez, oficialmente, a relação entre o Zika e os casos de microcefalia ao mencionar o estudo brasileiro do Instituto Evandro Chagas, que revelou a presença do vírus em um bebê microcéfalo.
Na próxima sexta-feira, dia 11, a Prefeitura de Varginha estará representada em uma videoconferência que será realizada na Superintendência Regional de Saúde – SRS, quando será repassado o Protocolo Clínico de Dengue, Chikungunya e Zika para posterior multiplicação com todos os profissionais da rede pública e hospitalar.
GESTANTES – É importante que as gestantes mantenham o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O Ministério da Saúde reforça ainda a orientação de não consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções. É importante também que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
Cuidado Redobrado
A SEMUS orienta, que a doença “não tem barreiras, daí a necessidade de todos sermos parceiros nas ações, na sua casa, no seu bairro”. O Setor de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental estão recebendo várias denúncias de situações preocupantes como: caixas d´água destampadas, piscinas sem manutenção e tratamento e principalmente depósitos de água das chuvas para reutilização como tonéis sem tampas e outros. É importante que a população atue em conjunto com a Secretaria de Saúde para eliminação de focos e criadouros.
As ligações para denunciar prováveis focos devem ser feitas para a Vigilância Ambiental telefone 3690-2230.
LIRAa
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado na cidade, na segunda quinzena de outubro, sendo que o município de Varginha foi classificado de “baixo risco”. À época, foram encontrados focos em vários bairros, sendo que os de maior incidência foram Sion, Monte Serrat e Corcetti. Porém, o coordenador do Setor de Zoonoses, José Donizete de Souza, explica que esse levantamento foi feito no período de estiagem, e que agora, com o início das chuvas e aumento da temperatura, houve um aumento expressivo de focos do Aedes aegypti em todos os bairros da cidade.
O coordenador do Setor de Zoonoses explica que além de outras ações, o trabalho dos agentes tem sido mais mecânico para eliminar os focos como: retirar água dos vasos de planta, tampar as caixas de água e tonéis, colocar areia em laje de obras em construção paradas e destruição e remoção do todos os criadouros para o mosquito, ATITUDES QUE PODEM SER TOMADAS POR TODA A POPULAÇÃO.
Diante dessa realidade, a Prefeitura de Varginha convoca toda a população para seja parceira nesta luta contra o mosquito transmissor de doenças perigosas e fatais.
“A DENGUE MATA E, PORTANTO NÃO PODE NASCER”
PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO
Como cada um pode fazer a sua parte:
1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.



UPA

Preocupada com o avanço da dengue no país, e com os altos índices de notificações no município de Varginha, a direção da UPA, parceira nessa luta, programou para o período de 14 a 17 de dezembro, a apresentação de peça teatral sobre a Dengue, que será exibida no saguão de espera, para pacientes e funcionários. Pela manhã, às 8h30 e a tarde, às 14h30.

Faça você também a sua parte!!!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita