Seguidores

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Companhias de Folias de Reis farão grande encontro no Corredor Cultural dia 17/01





No último dia 16 de dezembro, a Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural do município, entregou cheques no valor de R$2.500,00 para os responsáveis pelas 17 Companhias de Folias de Reis cadastradas no Sistema Municipal de Cultura. A ajuda financeira foi concedida por intermédio de convênio celebrado entre as partes, visando o pagamento das despesas efetuadas com a aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos, transporte na locomoção de membros e figurantes, específicos e necessários à apresentação das Companhias de Folia de Reis. As companhias beneficiadas com a iniciativa deverão prestar contas dos recursos recebidos, através de notas fiscais.

O Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha aprovou em 13 de maio de 2015 o registro das Folias de Santos Reis da cidade como patrimônio imaterial reforçando a manutenção da celebração, agregando valor à comunidade e possibilitando a sociabilização da população.
A preocupação em preservar os grupos de Reis fundamenta-se na real importância destes enquanto elementos caracterizadores da identidade religiosa e cultural de Varginha. Os saberes dos foliões de Reis, enquanto uma atividade tradicional e de identidade popular, estão entre os bens culturais imateriais. As folias apresentam-se como celebrações de costumes que transcendem as gerações. Além disso, em muitas localidades, festas culturais e religiosas se mostram como excelentes atrativos turísticos, o que poderia ser proveitoso para o desenvolvimento da cidade.
Por todos esses motivos, a Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural, preparou uma grande concentração das Folias de Reis para o dia 17 de janeiro, no Corredor Cultural (antiga Estação Ferroviária), quando será  celebrada uma missa, seguida do desfile das 17 Companhias cadastradas. Para enriquecer ainda mais o evento, na mesma data, serão conhecidos e premiados os 03 artistas ganhadores do 2º Concurso de Presépios e Oratórios, que tiveram seus trabalhos expostos na Casa da Cultura durante o mês de dezembro.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita