Seguidores

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cerca de 2% dos Empreendedores Individuais de Minas Gerais têm 60 anos ou mais

Agência Sebrae
Na ativa
Cerca de 2% dos Empreendedores Individuais de Minas Gerais têm 60 anos ou mais
Minas Gerais possui quase 6 mil empreendedores com mais de 60 anos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para complementar a renda da família ou para aproveitar a fase de crescimento do país, alguns deles buscaram a formalização já na terceira idade, quando a maioria dos brasileiros vai em direção à aposentadoria.
Consuelita da Consolação, 76, já é aposentada e mora em
Belo Horizonte. Costureira desde jovem, ela voltou ao mercado formal em 2011. “Sempre trabalhei com meu esposo, mas ele sofreu um acidente e ficou um tempo afastado das atividades. Daí aproveitei que eu sabia fazer alguma coisa e voltei a trabalhar para ajudar meus meninos nos estudos”, diz. Mãe de três filhos, Consuelita vende roupas – algumas feitas por ela – na loja Lilita Modas.
Com a formalização, a aposentada se vale de alguns benefícios que podem ajudar em seu objetivo de ampliar a renda. Consuelita tem três máquinas de cartão de crédito. “Tive muitos prejuízos ao vender e as pessoas não pagarem. Com essa máquina, a gente já vai recebendo, de acordo”, diz.
O analista do Sebrae-MG Haroldo Santos alerta para os riscos de empreender com foco na complementação de renda. “A necessidade de aumentar a renda traz um problema ao empreendedorismo. Esta necessidade faz com que o foco do negócio seja o caixa. Neste contexto é muito comum cometer o erro de vender barato demais, gerando prejuízos ao negócio nos primeiros meses e anos de atividade. O foco do empreendedor sempre deve ser no valor oferecido ao cliente”, diz.
Ainda segundo Haroldo, o trabalho após os 60 anos para complementação da renda foi muito comum nos anos 60, 70 e 80 do século passado, em que a economia do país foi marcada por recessão. Com a economia em expansão, porém, os motivos que levam as pessoas a empreenderem nessa idade são outros: “a realização de um sonho em poder fazer o que gosta e ser valorizado por isto, além da necessidade do mercado, em que os níveis de desemprego estão se reduzindo e ocasionando falta de profissionais para suprir as necessidades dos consumidores.”

Adenir dos Santos, 64, teve outro motivo para procurar o Sebrae e sair da informalidade. Ao longo da vida, Adenir vendeu lanches, trabalhou em lavouras, foi encarregado, pintor e pedreiro. Sempre buscou contribuir com o INSS como autônomo, pensando na aposentadoria que ainda não veio, mas que está próxima.
Ele diz que o fato de ter se tornado empreendedor individual vai permitir que continue contribuindo com o INSS, até que atinja o tempo de serviço e o valor necessários para, enfim, aposentar-se. “Já não tenho mais aquele pique para as obras pesadas, então minha renda é menor. Como autônomo, contribuía com mais de 100 reais, e como empreendedor individual preciso contribuir com R$ 36,10 mensais, que cabem no meu bolso”, diz Adenir.
Semana do Empreendedor Individual
Para capacitar os profissionais já formalizados e incentivar os trabalhadores por conta própria a sair da informalidade o Sebrae irá realizar a Semana do Empreendedor Individual, de 2 a 7 de julho, nas capitais dos estados e no Distrito Federal
Em Minas, os atendimentos serão realizados de 2 a 6 de julho, na Rua Bernardo Guimarães, 1.903, Lourdes. Os empreendedores receberão orientações sobre como se formalizar e poderão participar de oficinas e palestras. Também haverá espaço para atender o EI formalizado, com orientações relacionadas à gestão do negócio e oportunidades de crédito.
No dia 4 de julho também será realizada palestra no auditório do Sebrae-MG (Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada). Já no interior, algumas cidades irão promover atividades pontuais direcionadas ao Empreendedor Individual. São elas: Uberlândia, Itajubá, Montes Claros, Diamantina, Janaúba, Juiz de Fora e Conselheiro Lafaiete.

4ª Semana do Empreendedor Individual
De 2 a 6 de julho, das 9h às 18h
Central BH
Rua Bernardo Guimarães, 1903, Lourdes 
Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita