Seguidores

quarta-feira, 6 de março de 2013

Conselho Internacional do Café da OIC inicia a 110ª Sessão

Conselho Internacional do Café da OIC inicia a 110ª Sessão
 
- Novo chefe de operações apresenta relatório sobre mercado cafeeiro, produtores da América Latina manifestam prejuízos em decorrência da ferrugem e o Brasil informa sobre os preparativos para sediar o cinquentenário da Organização
 
Teve início, nesta segunda-feira, dia 4 de março, a 110ª Sessão do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC). Na abertura dos serviços, foi apresentado o novo chefe de operações da entidade, o colombiano Mauricio Galindo, que fez uma explanação a respeito do relatório sobre o mercado cafeeiro da entidade.
 
Ele demonstrou uma série histórica dos estoques, evidenciando o equilíbrio que vem sendo mantido, nos últimos 20 anos, nos volumes dos países consumidores —ao redor de 18 a 20 milhões de sacas — e o acentuado declínio nos estoques dos produtores, que caíram de 70 milhões de sacas no início dos anos 2000 para cerca de 20 milhões de sacas no último ano safra.
 
O novo chefe de operações apresentou, também, um gráfico com a evolução dos preços, explicando que as cotações do café arábica tiveram alta volatilidade nos últimos cinco anos – rompendo a barreira de US$ 3,00 por libra peso e retornando para US$ 1,40 no último mês –, ao passo que os robustas tiveram comportamento bem mais estável e estão com diferenciais muito pequenos em relação aos arábicas.
 
Um comentário entre os representantes dos países produtores presentes no encontro é a dificuldade vivenciada no cultivo de cafés lavados das Américas do Sul e Central devido à queda dos diferenciais e ao fortalecimento de suas moedas, o que traz sérios problemas a seus cafeicultores.
 
Essa situação se agrava ainda mais com o novo surto de ferrugem que atingiu cafezais localizados em altitudes que estavam praticamente imunes à doença até recentemente. As comitivas desses países relatam pesadas perdas na próxima safra, fato que aparentemente ainda não foi absorvido pelo mercado.
 
50 ANOS DA OIC — Durante a sessão desta segunda-feira, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, fez uma apresentação a respeito dos preparativos para a celebração dos 50 anos da OIC, que ocorrerá em setembro, na capital mineira Belo Horizonte, juntamente com a 111ª Sessão da Organização. Ele comunicou que a cidade também sediará, paralelamente, a Coffee Week, oportunidade na qual serão apresentados os melhores cafés produzidos no Brasil a compradores do mundo inteiro e aos delegados da OIC. Por fim, o secretário destacou a qualidade da infraestrutura que vem sendo preparada e o entusiasmo e o apoio do governador Antonio Anastasia para sediar o evento.
 
 
 
 
Silas Brasileiro
Presidente executivo do CNC
  
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita