Seguidores

quarta-feira, 6 de março de 2013

sugere fomento de financiamentos aos produtores


 
OIC: CNC sugere fomento de financiamentos aos produtores
 
- Conselho Nacional do Café entende que incentivo aumentará competitividade de países produtores, em especial dos menos desenvolvidos
 
Nesta terça-feira, 5 de março, segundo dia de reuniões do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), foi realizada, em Londres (ING), o encontro do grupo central do Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro, criado por sugestão da delegação dos Estados Unidos e atuante desde a entrada em vigência do Acordo Internacional do Café de 2007.
 
Durante a reunião, o Conselho Nacional do Café (CNC) sugeriu que o colegiado priorize o fomento de financiamentos do produto colhido aos cafeicultores como forma de ampliar seu poder de negociação. Este tipo de operação, bastante comum no Brasil, não ocorre na maioria dos países produtores, mas consideramos que é fundamental para essas nações, em especial às menos desenvolvidas, para fortalecer o mercado como um todo.
 
Não por acaso o Brasil, onde os produtores tem capacidade de administrar a oferta de suas safras, possui o maior nível de repasse do valor final aos produtores. Estima-se que aproximadamente 85% do montante obtido pelos exportadores são repassados aos cafeicultores do País.
 
Outras recomendações debatidas pelo colegiado é que o fórum ainda estude formas de fomentar mecanismos de gestão de riscos para os produtores mundiais de café. Nesse sentido, o grupo central deverá participar de reuniões virtuais antes do próximo encontro, em setembro, na cidade de Belo Horizonte (MG), oportunidade na qual também será celebrado o cinquentenário da OIC.
 
SOBRE O FÓRUM DE FINACIAMENTO
O Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro possui um grupo central, que é composto por quatro conselheiros permanentes: Conselho Nacional do Café, Banco Mundial, Aliança Financeira para o Comércio Sustentável (FAST, sigla em inglês) e a trader suíça Sucafina, tendo como presidente a embaixadora Amy Karpel, dos Estados Unidos. Nas sessões em que o Fórum não é realizado, ocorrem encontros do grupo central, que se reúne virtualmente e também nas rodadas de reuniões da OIC, com o objetivo de definir os assuntos a serem tratados.
 
Atenciosamente,
 
 
 
 
Silas Brasileiro
Presidente executivo do CNC
  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita