Seguidores

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Minas é destaque em feira de café em Boston, nos Estados Unidos

Minas é destaque em feira de café em Boston, nos Estados Unidos
Governo de Minas participa do evento para divulgar a Semana Internacional do Café

Boston (12/04/2013) - Minas Gerais está sendo o destaque do estande do Brasil na 25th Annual SCAA Event, uma das principais feiras de cafés especiais do mundo, realizada em Boston, nos Estados Unidos. No primeiro dia da exposição, que termina no próximo domingo (14), os cafés mineiros foram a maioria nas sessões de cupping (prova de café voltada para compradores internacionais), promovida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Dos 17 cafés previstos para as sessões oficiais de cupping na feira em Boston, 15 serão de Minas Gerais.

Logo na primeira sessão do dia, os cafés especiais de Minas Gerais foram provados por compradores da Nova Zelândia, Japão, Estados Unidos, Noruega e México. Os cafés especiais cobrem uma ampla gama de conceitos, que vão desde características físicas, como origens, variedades, cor e tamanho, até preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições de trabalho da mão-de-obra cafeeira. A qualidade da bebida precisa ser superior ao padrão.

O produtor Cléber Ribeiro, presidente da Associação dos Cafeicultores do Carmo do Paranaíba, fez contatos com compradores norte-americanos que visitam a feira. “Vamos mandar amostras do nosso café para as empresas interessadas. Representamos 68 cafeicultores que têm condições de oferecer volume e qualidade para os compradores interessados”.

A produção de cafés especiais no Brasil, de acordo com estimativas da BSCA, é próxima a 2,5 milhões de sacas de 60 kg ao ano. Cerca de 65% são provenientes de Minas Gerais. Do volume nacional, aproximadamente 1,5 milhão de sacas são exportadas e as outras 1 milhão de sacas são consumidas internamente. Boa parte desse café bebido no Brasil se dá em cafeterias, que se multiplicam pelo país, o que contribui para um novo hábito - degustar café fora de casa, em estabelecimentos especializados.

A demanda mundial por cafés especiais cresce aproximadamente 15% ao ano, contra um avanço entre 1,5% e 2,0% da demanda global pelos cafés tradicionais. No Brasil, a evolução da demanda por cafés especiais também gira ao redor dos 15%, já a por cafés tradicionais beira os 3%.

Em 2012, os embarques de cafés diferenciados pelo país renderam US$ 1,3 bilhão. O preço de venda dos cafés especiais também é diferenciado. Em relação ao valor pago pelos cafés tradicionais, registra-se um sobrepreço entre 30% e 40%. 

Semana Internacional do Café

Outra ação desenvolvida no estande da BSCA é a divulgação da Semana Internacional do Café, que será realizada de 9 a 13 de setembro, em Belo Horizonte. A Semana irá abrigar a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e o Espaço Café Brasil, a principal feira do setor na América Latina. O diretor de planejamento do Espaço Café Brasil, Caio Alonso, está no evento para uma séria de reuniões com expositores, produtores e compradores de café. “Já tem muita gente sabendo do evento que será realizado em Minas Gerais e a receptividade está muito boa. A ideia é fazer em Belo Horizonte um evento do mesmo porte que acontece em Boston”.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, também está nos Estados Unidos para divulgar a Semana Internacional do Café. “Será uma dos maiores mundiais da cafeicultura neste ano. Além do Espaço Café Brasil, vamos receber representantes de mais de 70 países por causa da reunião de 50 anos da OIC”, comentou. A Semana Internacional do Café será promovida pelo Governo de Minas, em parceria com o Sebrae, Faemg, Café Editora, OIC e Ministério da Agricultura.

OIC

A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do produto.
Na reunião da OIC, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.
A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, dando melhores condições a todos os participantes do setor. Os países membros (produtores e consumidores) podem discutir as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café e desenvolver as políticas e soluções apropriadas.

8º Espaço Café Brasil

O Espaço Brasil Café, que em sua 8a edição chega pela primeira vez a Minas, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops.

A feira em números (2012)

6.500 visitantes de 18 países
110 marcas expositoras, gerando cerca de 10 milhões em negócios
35 lançamentos de produtos e serviços
mais de 10.000 cafés servidos por mais de 80 baristas e profissionais
mais de 30 compradores internacionais
90 horas de conteúdo e debates para mais de 2.000 pessoas
40 workshops e palestras com as principais cabeças do mercado
14 sessões de Cupping, mais de 400 xícaras provadas

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe squi seu recado.
Agradecemos sua visita.
esperamos ter ajudado
Envie o seu trabalho para postarmos no blog
Obrigada pela visita